top of page

Como vencer o medo do futuro?

O medo do Futuro ajuda ou não?

O medo do risco é sempre algo positivo. O medo nos torna cientes de que a caminhada não vai ser tão fácil assim. Viver 100% cego achando que tudo é lindo e maravilhosopode trazer consequências devastadoras para nossos projetos. O problema é quando esse medo impossibilita você de alavancar soluções e caminhos para sanar esses riscos.

Todo medo vem para poder ser superado. É com isso que você tem que viver.


Pessoas tem medo das Consequências acabam parando de gerar soluções. Isso é um dos grandes problemas dos tempos em que vivemos: a crença na incapacidade de dar certo e na impossibilidade de lutar contra as ameaças.


Temos medo de uma Incapacidade Inventada: Falta de crença no sucesso pelo simples medo de tentar.

Você acaba inundado de dúvidas e questionamentos sobre sua capacidade. Crenças limitantes estão vivas dentro de nós. O tempo inteiro estão lá, gritando palavras de desistência, fracasso, incapacidade, medo, precaução, procrastinação.


Elas dizem:

Será que vai dar certo? E se acontecer coisas ruins? E se eu não conseguir superar? E se tudo voltar a dar errado? E se eu descobrir que não sou capaz? E se as pessoas não me apoairem?


Sim, tem gente que tem medo de ser feliz, ou mesmo de não dar certo.

Não exatamente da felicidade ou da tristeza, mas das consequências, e isso às vezes as coloca num estado de congelamento difícil de quebrar.

Elas se perguntam:


Será que vai dar certo? Será que vai dar errado? Será que vou aguentar? Será que estou mesmo preparado pra isso? Será que posso? Será que deixam? Será que posso me permitir a isso?

Ter medo é normal e fundamental para nossa sobrevivência. Mas deixa-lo comandar sua vida, não.


O futuro significa mudança: Nem sempre as pessoas entendem o motivo de precisar mudar. Elas se preparam para a mudança, mas não sabem o porquê dela precisar acontecer.

O medo mora exatamente nesse "gap". Quando você não sabe mais pelo que caminhar, ou por quem caminhar, você se perde e acabar vendo mais os riscos do que as recompensas.


Isso porque a ação da mudança foi inciada pelo desejo dos outros e isso pode atrapalhar tudo. Qualquer mudança precisa ser autoiniciada, compreendida, validade e controlada por você mesmo.


Não basta tentar mudar, tem que entender os benefícios que essa mudança vão trazer para aquilo que você é apaixonado por fazer na vida.

As vezes temos Medo do que pode vir de ruim, exemplo o Fracasso: Medo de falhar, Receio de não dar certo. Quantas vezes nos perdemos pensando nas coisas de errado que podem dar no meio da caminhada ou mesmo no final dela?

Perguntas do tipo:

E se não der certo? E se faltar dinheiro? E se eu estiver sozinho? E se a motivação acabar?


Quando nos mantemos presos a perguntas desse tipo, estamos naturalmente exercendo nossa responsabilidade de prever os riscos e as possíveis ameaças aos nossos projetos de vida. Não há nada de errado em temer ou ficar com o pé atrás.


O prolema é quando essa espírito de precaução foge do controle e você não tem mais nenhum pensamento de positividade ou desejo de arriscar.

A solução, nesse caso, é planerjar-se, traçando ferramentas de ganhos e perdas, prevendo diversos cenários finais, simulando ameaças externas e internas. Ou seja, tudo, menos o medo de correr riscos.


Medo da Autoridade A necessidade de aprovação ou aceitação acaba nos frustrando muito. Quando seus objetivos precisam ser validados por outras pessoas, você acaba se limitando e aniquilando sua criatividade.

O que você pensa:

E se ele não deixar? E se não gostarem? E se falarem mal de mim? E se rirem de mim? E se me ridicularizarem? E se foram contra?


Você tem duas opções: 1. Ou é levado por esses pressupostos. 2. Ou luta contra eles.


Não se esqueça: qualquer que seja seu medo, você precisa ouvi-los, entende-los e coloca-los no lugar adequado. Sua cabeça não é e jamais pode ser uma fábrica de medos. Se ele vier, receba-o, ouça-o e anote os riscos que ele quer dizer para você.

Depois, planeje o futuro se caso os riscos chegarem. Mas jamais desista desse futuro. O futuro, com riscos ou não, só existirá pelas suas ações.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page