Aversão à Perda (Loss Aversion)

Aversão à Perda (Loss Aversion)

Estratégia: deixar o Outro ser mais afetado pelas perdas do que pelos ganhos. Desta forma, a satisfação de se obter determinado ganho é menor do que sofrimento por uma certa perda equivalente.

Somos 2 vezes mais afetados pelas perdas do que pelos ganhos. Pessoas se preocupam mais em afastar o sofrimento do que obter satisfação.

Ex: Imagine você sem internet no meio da estrada? Você viaja muito, passa o dia em estrada cheia de buraco. Se acontecer alguma coisa, você vai ter problemas. Pegue esse pacote 3G e fique mais tranquilo.

Ou seja: É fazer com que a dor da perda seja sentida com muito mais intensidade do que o prazer com o ganho pelo outro.

Existe o medo de desperdiçar boas oportunidades de investimento, nos deixando expostos a possíveis armadilhas disfarçadas de “oportunidades imperdíveis e imediatas”.

Ao Invés de falar:

  • "Se você for até a minha loja, vai ganhar um bom desconto";

Usar:

  • "Se você não for até a minha loja, vai perder um bom desconto".

Ex:

  • Você não vai querer perder sua paz por isso, vai?

Dica: Se quiser que o Outro anseie por algo, deixe-o experimentá-lo primeiro. Quando tiver experimentado, ela não vai querer perdê-lo. É o Risco de Perder um VAB já entregue.

  • Depois de tudo que você já conquistou, acho muito arriscado não aproveitar essa chance. O barato sempre sai caro. Cuidado com o que você pode perder!

  • Você tem muito mais segurança ao nosso lado. Imagine sua família sem esse plano de saúde maravilhoso, quanto dinheiro poupado não será gasto em exames particulares?

  • Imagine você sem isso...

  • Você já imaginou se...

  • É uma chance única. Você irá perder essa oportunidade?

  • Você pode se sentir mal se perder essa chance agora.

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