top of page

Seu foco está no presente?

Uma das grandes competências pessoais do século XXI é o desenvolvimento do foco atencional.

Quando você trabalha seu foco e se prende apenas ao que importa, você acaba selecionando apenas os estímulos internos e externos que vão favorecer a sua caminhada.


Isso requer prática, óbvio. Não são todas as pessoas que conseguem desligar os sentidos e absorver apenas aquilo que é importante. Apesar se termos filtros de percepção que selecionam as coisas que entram em nossa mente, às vezes não conseguimos filtrar tudo com tamanha maestria.


Algumas coisas nos tiram o foco:


1. Nós criamos expectativas para o futuro, o que desliga nosso foco no presente e nos faz viver cenários ainda não traçados.


2. Fazemos o mesmo com o passado, quando teimamos em reviver diariamente experiências que nos traumatizaram ou conflitos que nos machucam até hoje.


Viver o presente é algo cada vez mais distante de nossas capacidades, pois nossa mente é raptada tanto pelo passado, quanto pelo futuro e também por estímulos presentes desviados de nossos objetivos (distrações).


Uma dessas distrações é a opinião desconstrutiva alheia. Dar ouvidos à todas as pessoas que tem algo a falar sobre a gente é interromper nossos ciclo de produtividade para validar essas opiniões.


Pergunte-se:


1.O que de fato importa pra mim?

2.O que me faz parar o que estou fazendo para dar plena atenção?

3. O que desperta o meu interesse imediato a ponto de focar apenas naquilo?

4. A quem eu devo dar ouvidos?

5. Quem de fato faz parte da minha jornada e quem é apenas mero expectador?


Uma coisa é certa: de todas as suas respostas, aquela que não deve existir é da sua preocupação com a opinião desconstrutiva dos outros.


Aprenda a só perceber aquilo e aqueles que importam. Aqueles que geram valor para sua vida. Que fazem você alcançar vôos altos e que te fazem hoje melhor do que era ontem.


Vale a pena desperdiçar 1 só segundo de vida dando ouvidos às fofocas e boatos de gente que não acrescenta nada a você? Qual o valor do seu foco?


Só você conhece suas verdades. E isso já basta. Não tenha medo de palavras. Tenha medo de ser refém delas.


Confie no seu taco e siga adiante! O mundo é de quem olha pra frente!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page