Ainda dá pra consertar confiança quebrada ?

Confiança quebrada ainda pode voltar a ser a mesma?


Você já teve sua confiança abalada? Eventos como esse acontecem e precisamos estar preparados para lidar com isso.

Pessoas não são perfeitas. Erram e voltarão a errar. Criar expectativas de perfeição em cima das pessoas talvez seja o maior erro já cometido.


Mas também sabemos que não depende muito de nossa vontade confiar 100% de novo depois de alguma mancada de alguém que gostamos. Principalmente quando esse evento envolve esferas íntimas e profissionais. Quando aperta no coração e depois no bolso, nosso perdão acaba dependendo da autoresponsabilidade de se manter distante;

Nosso cérebro entende aquela experiência ruim como nociva, perigosa e dá o sinal de alarme no sistema límbico (centro das emoções) quando vê evidências de uma possível repetição do mesmo evento desagradável, que ficou gravado na zona de memórias e enraizado numa nova crença.



O nome disso é aprendizado. Aprendemos que a dor deve ser evitada, pois já a conhecemos. Aprendemos que pessoas são falhas, que negócios terminam por desonestidade, que relacionamentos acabam por traição, que amizades são enterradas por falta de lealdade e que o nosso futuro acaba de moldando à esses eventos.


Mas perdoar também é aprendizado. Mais que isso: é sabedoria.


Dar uma chance de recuperação é como você perceber que aquele erro não totaliza a pessoa. Ela errou? Sim. Mas ela não é 100% daquele erro. Ela não será para sempre refém daquela atitude falha. Ela não pode se culpar para o resto da vida por um momento de desalinhamento com o que ela realmente é.


E se fosse você? E se você errasse de uma forma jamais antes prevista? Se você mesmo ficasse surpreso com o que tinha acabado de fazer? Você, nem ninguém, deve ser resumido pelos seus erros.


Dê uma oportunidade de renovação, de volta por cima, de superação.


Perdoar é um ato não só de bondade, mas também de motivação.

Aprenda a confiar agora de forma equilibrada e racional, com cautela e planejamento, ao passo que você permite que a pessoa errante se corrija e possa seguir adiante.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square