Técnica para voltar ao presente

Pensar demais no futuro gera ansiedade. Reviver e se prender demais ao passado gera bloqueio e falta de ação.

Os pensamentos automáticos e ruins podem inundar sua mente com dúvidas sobre o futuro e mágoas do passado.


Quando focamos demais no futuro, acabamos não percebendo os detalhes mais importantes da nossa caminhada presente.


Sofremos por antecipação, criamos expectativas demasiadas, projetamos cenários que muitas vezes não estão alinhados com as evidências. Voltar para o presente é fundamental nessas horas.



TÉCNICA DE CONTROLE DA RESPIRAÇÃO POR 5 MINUTOS - Controle da Ansiedade


(Cinco minutos diários de inspirações e expirações longas e profundas são suficientes).

Obs: Quanto mais consciente você for durante a respiração, maior será sua capacidade de lidar com as situações do dia a dia, e menor será a chance de ter uma crise de ansiedade.

1. Desacelere sua respiração e esvazie os pulmões.

2. Em seguida, inspire suavemente pelo nariz, contando devagar até 4 e deixando a barriga se expandir.

3. Por fim, expire suavemente, contando até 6. 4. Tente respirar entre 8 e 12 vezes por minuto, estabelecendo um ritmo confortável e utilizando o diafragma — o músculo imediato abaixo do tórax.

É necessário focar no agora e saber que só você pode tomar de volta o controle da mente e focar naquilo que importa nesse momento.


Pergunte-se:

1. O que eu estou sentindo hoje? 2. Quais emoções estou experienciando? 3. Como as pessoas estão me ajudando agora? 4. O que estou fazendo hoje para ajudar os outros? 5. Quais passos estou dando agora para cumprir minha meta? 6. O que estou vendo, sentindo e percebendo ao meu redor nesse exato momento?


>> TÉCNICA DA VISUALIZAÇÃO

OBJETIVO: controlar respostas emocionais imediatas.

A) Escolha seu "lugar seguro" (praia, um spa, um templo ou seu quarto) B) Feche os olhos e imagine o lugar com o máximo possível de detalhes.


Responda:

*Quais sons você ouve? *O que vê? *Que cheiros sente? *Quais texturas sente?

C)Respire lenta e uniformemente. Caso sinta a tensão no corpo, utilize as técnicas de relaxamento muscular progressivo ou CHACOALHE os membros para relaxá-los.

D) Se a emoção negativa vier -> imagine-a como um objeto físico que pode ser removido do lugar seguro.


Repita 3 vezes até obter maior controle sobre suas emoções.

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