Como se Comunicar Melhor?
As dificuldades de comunicação cada dia são maiores nas relações interpessoais.
Por um lado, é muito comum ouvirmos aquele velho ditado "diz, diz e não fala nada". Você diz uma coisa, as pessoas entendem outra e a mensagem acaba não funcionando.
Por outro, quando temos a oportunidade de passarmos a mensagem, silenciamos ou acabamos não direcionando para o remetente certo.
Sempre que percebemos um problema, criamos o hábito de suprimir e esconder emoções no nosso interior, o que com o tempo nos leva a situações de stress, mágoa e desequilíbrios físicos.

Falar, desabafar e tentar solucionar o problema assim que ele surge com a pessoa que está fazendo parte dele é fundamental para construir laços de longo prazo e minimizar atritos futuros.
É necessário falar diretamente com a pessoa e evitar levar um assunto delicado a terceiros. Isso ajuda a evitar possíveis fofocas, boatos, informações desencontradas e até mesmo a piora do quadro. Conselhos são bem vindos, mas são só 5% da resolução de qualquer problema.
É necessário também respeitar os sentimentos, as necessidades, os desejos e as opiniões dos outros, não infringindo os direitos alheios apenas para alcançar os próprios.
Expressar-se de forma assertiva requer um mensagem de confiança utilizando ações e palavras para expressar calmamente os limites das necessidades.
É crucial:
1. Saber ouvir o outro.
2. Saber falar diretamente com a pessoa e compreender sua visão. Isso requer prática.
3. Saber colocar-se no lugar do outro.
4. Saber dar feedback.
5. Saber receber feedback.
6. Saber resolver atritos interpessoais com descrição e reserva. Isso requer iniciativa, coragem e prática.
7. Saber resolver atritos internos.
8. Reconhecer emoções.
9. Lidar e saber externar emoções.
10. Ter foco na solução do problema, e não no problema em si.
E antes que você se esqueça: você se comunica até no silêncio.
Tags: